Se pudéssemos descrever o que é Inbound Marketing em uma palavra, seria sutileza. É por essa razão que usar o Inbound marketing como estratégia para atrair mais clientes é a melhor estratégia para ganhar sua confiança aos poucos, contudo de forma efetiva.
Afinal o que é Inbound Marketing?
É uma metodologia que reúne ferramentas de marketing digital para a criação de estratégias de abordagem e atração de público.
No Inbound Marketing encontramos o marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Site), email marketing e o gerenciamento de redes sociais.
No Brasil, o Inbound Marketing ganhou espaço de forma lenta, gradativa e crescente. Em 2018 o número de empresas que utilizavam o Inbound Marketing já era de 48%. Confira mais estatísticas sobre inbound marketing!
Logo que as campanhas de Inbound Marketing começaram, a estratégia era desenvolver blogs e criar e-books para atrair o público-alvo (persona) com conteúdos de relevância.
No entanto, uma das principais dificuldades para o sucesso de uma campanha de Inbound Marketing é o fato de que o brasileiro, no geral, não tem costume de ler.
Por essa razão, o Inbound Marketing precisou ser reinventado para ter uma melhor aproximação do público brasileiro. Dessa forma, os conteúdos são construídos usando técnicas de comunicação conhecidas para transmitir a informação de uma maneira fácil, que gere curiosidade, com uma linguagem acessível e bem humorada.
Só assim, atendendo a todos esses requisitos, é que as campanhas atingem o sucesso no Brasil.
Como disse Tom Jobim: “O Brasil não é para amadores!”
Atração de Público mais Exigente
Por essa razão, às empresas que continuam apostando nessa metodologia a boa notícia é que estão conquistando um mercado mais exigente.
Um mercado com senso crítico desenvolvido e que são mais fiéis as marcas e/ou produtos.
Em síntese, o grande motivo das empresas apostarem em Inbound Marketing, mesmo no Brasil, é que o resultado é evidente.
Dito isso, é por esse motivo que, de acordo com sua política, o Google qualifica os sites que oferecem conteúdos relevantes colocando-os nas primeiras páginas de busca. Por esse motivo, se aparece bem colocado no Google é porque a estratégia de atração deu certo.
Logo, quando isso acontece, o Inbound Marketing atingiu o seu principal objetivo.
Pesquisas mostram que empresas que praticaram o Inbound Marketing tiveram o dobro de visitas com a oferta de conteúdos de qualidade.
E esse número de visitas tende a crescer diretamente com a constância de conteúdos oferecidos.
Ao mesmo tempo, um dos formatos que é tendência em 2020 é a utilização de vídeos de marketing nas campanhas.
Outro meio também utilizado são os novos aplicativos desenvolvidos para redes sociais. Estes estão surgindo a cada momento.
Mas o Inbound Marketing funciona?
A resposta para essa pergunta é, complicadamente, simples. Uma das funções do marketing digital é atrair a atenção do público para sua marca ou produto no ambiente virtual. E dentro do marketing digital encontramos o Inbound Marketing. Com a função de conquistar a atenção do público e gerar fidelidade. Tudo isso com um único objetivo: gerar mais negócios.
Você já deve ter percebido que atrair, conquistar e gerar negócios é considerado o mantra do marketing digital.
Então, respondendo a pergunta que originou esse texto, devemos investir em Inbound Marketing para atrair a atenção do público e criar empatia entre público e marca. Isso é fundamental na geração de oportunidades de negócios consistentes.
Mesmo público, nova forma de consumir
Já faz um bom tempo que o público mudou a sua forma de consumir. As pessoas escolhem o que querem e, principalmente, como querem consumir. Os canais de comunicação tradicionais continuam eficientes, mas os canais digitais aumentaram e estão sendo muito bem usados como canais de divulgação. Para onde se olhe, o público é bombardeado por anúncios. Contudo, algumas empresas ainda têm certo bloqueio em vender o seu próprio produto. Isso, apesar de parecer absurdo, é mais comum do que se imagina.
O Inbound Marketing vem resolver o problema das empresas que não sabem como vender seu produto ou divulgar sua marca no ambiente digital.
O papel do Inbound Marketing é construir um público fiel e ativo estabelecendo uma comunicação sutil da sua marca ou produto com o público. É uma construção lenta, que aos poucos vai aproximando o público e criando uma cumplicidade positiva. A venda, no final desse processo, passa a ser uma ação natural.
Mantenha sua Lista Aquecida
Do ponto de vista do consumidor
O consumidor gosta de se sentir especial, exclusivo e único. Quando esse consumidor consegue se identificar com os assuntos oferecidos pelo marketing de conteúdo ou quando esses assuntos vão de encontro aos seus interesses, isso gera empatia. Essa empatia, quando efetivada faz com que o consumidor passe a compartilhar o conteúdo com sua rede de contatos de forma espontânea. Isso gera o tão desejado engajamento. Essa percepção de auxilio gratuito desenvolve o sentimento de gratidão no consumidor. Os resultados desse processo não acontecem “da noite para o dia”. É um processo construído no longo prazo.
Claro que, apesar de todo esse apelo digital, isso não quer dizer que a empresa precise abrir mão de um anúncio “à moda antiga” que, de alguma forma, funcione para o público.
Outro fator muito importante para o sucesso do negócio da empresa é conhecer bem o público. Essa observação auxilia na construção de táticas que vão nutrir as ferramentas de Inbound Marketing.
A empresa que conseguir entender a importância do Inbound Marketinge e souber criar a estratégia certa, seus resultados positivos serão inevitáveis. Esta é a magia do Inbound Marketing. Uma estratégia astuta e branda, mas de sucesso garantido!
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