É muito bom quando suas publicações ou vídeos se tornam virais, mas no longo prazo não é a melhor solução.O marketing nas redes sociais não se resume a ser viral, é muito mais do que isso. Mas afinal, o que é ser viral? É quando a publicação que você fez é compartilhada fora do seu público-alvo. Certamente você já viu algum conteúdo desse tipo nas suas redes sociais. E, se esse conteúdo foi compartilhado para fora da rede social de origem, como por exemplo, emails, whatsapp e outros aplicativos, é porque ele realmente teve um alcance muito grande. Ver publicações, marcas e vídeos virais é muito bacana mas, com certeza, no longo prazo não é a melhor solução. As marcas têm muito trabalho para analisar o conteúdo e colocar uma estratégia para sua divulgação. Uma publicação ou marca não se torna viral por acaso. Existem estudos detalhados para que o conteúdo atinja o público correto e, em seguida, dedicação de tempo para estudar profundamente esse público.
Sim! Tornar-se viral exige muito esforço.Por isso, uma estratégia de marketing de conteúdo normalmente é planejada com antecedência. Quando uma publicação se torna viral é uma excelente forma de ganhar atenção rapidamente, mas e depois? O que acontece?
"Vocês conseguem fazer isso viral?"
Uma pergunta muito frequente é “Vocês conseguem tornar isso viral?”
A resposta é NÃO. Quem elabora a estratégia para redes sociais não consegue “tornar” um conteúdo viral. Precisa de um planejamento e criação de conteúdo com muito cuidado e, sempre, com estratégia de longo prazo.
Quem faz o planejamento das redes sociais sabe que conseguir o engajamento crescente dos seguidores a longo prazo é muito mais importante e mais complicado do que tornar um conteúdo viral.
Mesmo sabendo que existem formas de as empresas/marcas se tornarem virais, as pessoas têm mais probabilidade de se tornarem virais do que as empresas. Essa é a parte “social” das “redes sociais”. As pessoas usam as redes sociais para fazer conexão humana e compartilhar conteúdo simplesmente porque gostam e não para tentar vender ou atrair clientes.
Organicamente, a internet “escolhe” o que vai se tornar viral, e as pessoas já estão aprendendo a diferenciar conteúdo autêntico dos que são “fabricados”.
Um dos problemas para as empresas é que, para se tornar viral, a marca precisa correr um certo risco. Por isso, se realmente for importante para uma empresa se tornar viral, a estratégia deve ser muito detalhada e granular.
Crescimento no longo prazo X Ser viral
Podemos afirmar, com certeza, que uma das maiores dificuldades para a pessoa ou marca que se tornam viral é o próximo melhor conteúdo. Isso adiciona uma pressão muito grande na equipe de marketing para evitar a “queda do segundo ano”.
Isso faz com que as pessoas deixem de seguir rapidamente a marca, pois estão procurando um próximo conteúdo tão bom quanto o que o fez ser atraído para a marca. E, se o conteúdo não for bom, as pessoas perderão o interesse e começarão a ter menos engajamento ou deixar de seguir.
Por isso, para evitar que haja uma grande queda, precisa ser estruturada uma estratégia, com metas bem definidas para as redes sociais, a fim de que haja um engajamento consistente e não viral.
Uma das coisas que tanto o crescimento no longo prazo e o sucesso viral têm em comum é um bom conteúdo. A diferença é que, na estratégia no longo prazo, a pressão para superar o desempenho anterior é muito menor. Isto é, o conteúdo é desenvolvido e melhorado ao longo do tempo, gerando um crescimento natural e orgânico.
Outro problema muito comum é que é muito difícil cuidar de todos os comentários em uma publicação viral. Na estratégia de longo prazo, você consegue dar a atenção adequada às pessoas que interagem com a sua marca e se sentem atendidas e vistas. Esse tipo de interação constrói seguidores leais, que provavelmente falarão bem da experiência que tiveram com a sua marca para seus amigos. E, quanto mais seguidores leais interagindo com as publicações, maiores as chances de se tornar viral. 🙂
Por isso, é muito importante ter alguém ou uma equipe cuidando das suas redes sociais, garantindo uma marca forte e com conteúdo envolvente.
Outro ponto muito importante é ter uma estratégia focada em conteúdo e não somente na promoção e vendas. A estratégia deve ser focada nas pessoas, para atrair mais seguidores e engajamento.
Uma análise correta das redes sociais permite encontrar tendências de postagens com bom desempenho e comparar com as que têm desempenho inferior. Com estas informações, é possível entender o “sentimento” dos seus seguidores e ajustar corretamente o conteúdo.
As vantagens de ter uma empresa especializada para a estratégia nas redes sociais
Ao procurar uma empresa especializada em estratégia para as redes sociais escolha uma que saiba fazer você recuar! Sim, é muito difícil ter que recuar quando você já tem uma visão da sua própria marca, mas acredite na estratégia apresentada. Você está no mundo deles, e eles têm as habilidades para colocar sua marca onde você deseja.
Não se esqueça, a empresa especializada que você contratou trabalhará com o mesmo objetivo que você: crescimento. Não se esqueça disso, pois todas as sugestões e novas práticas são para o melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais e o crescimento da sua empresa.