Quando se pensa em logotipo, todos nós temos uma definição própria. Contudo na publicidade, por conceito, logotipo são símbolos que servem de identificação de uma empresa, negócio ou produto. Uma combinação de uma ou mais letras estilizadas com design exclusivo, característico e que formam uma identidade visual.
Uma dose de realidade
Para as empresas que estão iniciando suas atividades, ter a disposição um orçamento ou “budget” para investir em publicidade é muito difícil, pois tudo é urgente e importante. Não são raras as empresas que desenvolvem seu próprio material de marketing, fatalmente, de baixa qualidade. No entanto, o cenário atual do mercado se apresenta cruel e competitivo. As empresas que não tenham uma boa comunicação com seu público sofrerão para atingir bons resultados.
Logotipo e logomarca não é a mesma coisa?
Esse é um engano bem comum cometido pela maioria das pessoas. Sim! Existe diferença entre logotipo e logomarca. Ao se pensar em tipografia, entendemos ser “logo+tipo”, a parte escrita, o nome da marca. Já a o desenho gráfico ou marca compõe o que se passou a chamar (logo+marca) a logomarca.
Agora que sabemos um pouco mais sobre logotipo e entendemos a diferença da logomarca, podemos explicar o porquê devemos investir na criação de uma “logo” (logotipo + logomarca) de sucesso.
A Importância de uma Logo Profissional
Devemos contratar uma agência especializada, pois sabemos da grande importância de se investir na criação de uma marca forte e que transmita valores e a personalidade da sua empresa. A “logo” é como o público identifica graficamente a sua empresa. Uma união de cores, formas e texto que criam uma identidade visual incrível. Por esses motivos que uma “logo” deve ser feita por uma equipe de profissionais capacitados. Esse primeiro contato poderá fazer toda a diferença na atração ou afastamento do público com a sua marca.
Uma empresa que não aparece, não é vista nem lembrada. Parece obvio, mas é uma realidade. O principal erro das empresas é não se preocupar com sua divulgação ou ainda, investir muito pouco e geralmente sem profissionalismo. A grande maioria das empresas tende a não perceber a importância de uma “logo” profissional. O mercado mostra que, ao ignorar essa importância uma empresa pode transmitir características como:
Instabilidade – Amadorismo – Desorganização – Inexperiência
Gostou? Num próximo artigo, vamos abordar a importância do “briefing” antes da criação de uma logo de sucesso.