Como já explicamos em outro artigo, a marca de uma empresa é a imagem que deverá ser lembrada e reconhecida pelo público. Também já ressaltamos a importância da criação de marca por profissionais. No entanto, a identidade visual é muito mais do que um conjunto de características desenvolvidas para uma marca. São vários elementos gráficos responsáveis por criar uma personalidade de quem é a empresa, seus valores e suas verdades.
A identidade visual usada na construção de uma estratégia de divulgação se torna de grande valor no processo de captação de visitas e na conversão de visitantes em clientes. Dessa forma, a marca influencia nos momentos de ação (compra) como um todo.
Quanto mais pensada e, literalmente, bem construída uma marca, mais espaço ela conquista na vida do seu público. Quanto maior a presença dos elementos que compõe sua marca estiver na vida das pessoas, maior será a credibilidade dessas pessoas, facilitando o processo de escolha pelos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Algumas identidades visuais são tão bem trabalhadas que conseguem ser conhecidas apenas por suas cores. Quer um exemplo?
Se eu descrever um fundo vermelho com letras e formas brancas, com certeza você pensa em refrigerante (Coca-Cola). Contudo, eu poderia estar falando de chocolate (kit kat) ou de uma empresa automotiva (Fiat) ou ainda de alguns times de futebol brasileiros (Internacional ou America-RN). Assim que a Identidade Visual funciona. E uma “logo” forte deve tem um papel importante na estratégia da sua empresa. Reconhecimento da sua empresa “a primeira vista”!
Identidade visual é a logomarca?
Não! Identidade visual é composta por vários elementos onde a “logo” é usada. Logomarca (símbolo), logotipo (letras), as cores que identificam a empresa (paleta de cores), materiais de divulgação (papelaria, “flyers”, “banners”, “outdoors” e “folder”), incluindo o papel importante das redes sociais no formato de capa, “posts” e “cards”. Em outras palavras, toda forma de divulgação onde podemos usar a marca da sua empresa.
Então o que é Branding?
Antes de nos aprofundar nesse conceito, precisamos saber que identidade visual, logomarca e branding fazem parte de um mesmo cenário, mas possuem significados diferentes.
A marca (do inglês, brand) é basicamente sua “logo”. Na publicidade ao se falar “brand” estamos nos referindo ao logotipo de uma empresa.
Quando falamos de gestão visual ou da estratégia de publicidade estamos falando de “Branding”. Esse conceito é muito mais abrangente do que logomarca ou identidade visual. Podemos definir como a união de estratégia, planejamento, criação, conceito e posicionamento da empresa no mercado-alvo. “Branding” é muito mais do que linhas e cores.
Gostou, mas queria mais? Em breve lançaremos nosso e-book sobre identidade visual! Inscreva-se abaixo para acompanhar os próximos conteúdos. Sua percepção de marketing vai ser bem melhor.