Para que a equipe de design de uma agência possa traçar um norte na criação da identidade visual de uma empresa é preciso saber muito mais do que o nome e o ramo de atividade dela. Para isso é que as agências de publicidade fazem um “briefing” ou questionário de coleta de dados.
Sabemos que os “designers” de uma agência são capazes de fazer trabalhos fantásticos em termos de criação, mas de nada vai adiantar a criatividade se eles não estiverem no caminho certo. O “briefing” serve para indicar o caminho e evitar desperdício de energia e de trabalho da equipe de criação.
Informação é ouro
Quando esse “questionário” é preenchido de forma completa e responsável, as informações são como jóias para uma equipe de criação preparada. Entretanto, quando os dados não são bem colhidos pelo profissional ou se não são claros e boicotados por parte da empresa, o trabalho fica prejudicado. Situações como esta são mais comuns do que se imagina.
Através de um bom “briefing” podemos conhecer a descrição fiel dos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. Por exemplo, uma fábrica de componentes eletrônicos e uma loja de computadores precisam de logotipos distintos, pois mesmo sendo de um mesmo segmento, cada uma possui seu público e que são bem distintos.
Outra informação relevante que podemos conseguir através do “briefing” é qual a sensação e a mensagem que a marca deve transmitir ao público. Com esse tipo de pergunta conseguimos captar quais as expectativas que o cliente espera da sua criação.
O benchmarking também é muito importante para a criação. O “briefing” pode informar quais são os principais concorrentes de uma empresa e, através da análise do site das concorrentes você pode observar nível de qualidade e, melhorar nesse quesito.
Informações sobre o público-alvo também são obtidos com esse questionário. Dependendo dos dados a “logo” será criada para atender a “esse ou aquele” público. Como exemplo do que estamos falando, um logotipo feito com fontes finas, separadas, com cores douradas e usando formas triangulares servem para transmitir elegância e pretendem atingir um público mais refinado, acima dos 30 anos e que queiram presentear suas namoradas com uma jóia!
Achou interessante! No próximo artigo vamos falar mais sobre Identidade Visual.