Ao se pensar na criação de um site, várias dúvidas vão aparecer e devem ser respondidas antes de qualquer ação. As cores, a navegabilidade, a experiência do usuário, o conteúdo e tudo mais que traga interesse para o seu público-alvo.
Neste post vamos mostrar alguns itens importantes para quem deseja criar um site ou até mesmo melhorar um site já existente.
1. Antes da ação, o planejamento
Para se ter um site de sucesso, é necessário resolver algumas questões primárias como a escolha do nome de domínio, a empresa de hospedagem e o que considero o mais importante, o objetivo do site.
Vamos a elas:
. O registro do domínio – Antes de se desenvolver um site, é preciso adquirir (comprar) o serviço de domínio (registro de um nome que represente a sua empresa no Registro BR). Tão importante quanto contratar o domínio é saber escolher o domínio. Afinal, o site é identidade virtual da sua empresa ou negócio. Importante escolher as palavras certas para criar um ótimo domínio. Ah! Um detalhe importante. Se possível garanta os domínios (.com) e o (.com.br)!
. A hospedagem de sites – Para que um site possa existir é necessário um espaço virtual reservado para ele na internet. Neste lugar são armazenados arquivos que mantém o site no ar. Para isso é necessário contratar uma empresa que ofereça esse serviço. A SóSites possui uma parceria a mais de dez anos, com a INTIME, empresa que oferece vários planos de hospedagem de sites. Seguramente você poderá encontrar um plano que atenda as suas necessidades.
. Objetivo do site: A função principal de um site é a de apresentar empresas ou profissionais no ambiente virtual. Isto posto, entende-se que um site tem o propósito de mostrar produtos, serviços, oferecer informações, dentre uma gama de funções. Seu site precisa estar 24 horas “no ar” convergindo pessoas e empresas em negócios.
. Mapa do site: Após definir o objetivo é importante definir o mapa do seu site. Trata-se de uma lista de todas as páginas (URLs) que compõe o site. Esse recurso é importante para auxiliar e guiar o visitante em sua navegação para encontrar informações necessárias com mais facilidade. Fazendo um paralelo com uma loja de departamentos, ao entrar na loja o cliente recebe um mapa. Isso faz com que ele possa explorar da melhor maneira as sessões e produtos da loja. Na construção de um site o mapa auxilia na melhor indexação das páginas no ambiente web.
. O público-alvo: Não existe sucesso sem público. Um site bem construído é aquele que consegue atrair, informar, criar empatia e gerar fidelidade no público. Para isso, antes é preciso entender o perfil do seu cliente. Quanto mais segmentado for esse perfil, mais fácil será a elaboração de uma estratégia de atração focada em resultados.
2. Encontrar as melhores palavras-chave e oferecer conteúdos que gerem valor
Em uma visão simplista, encontrar palavras-chave parece ser uma coisa óbvia. Sim! No entanto, quais são as melhores palavras entre todas as possíveis? Essa é verdadeira dificuldade. É preciso muita pesquisa para encontrar palavras que combinem com seu negócio e tragam os melhores resultados. A relação entre o seu negócio, o que o seu público precisa e as palavras-chave que estão sendo usadas deve ser direta. Devemos ter o cuidado com o oposto também. Palavras-chave certas, mas que ninguém pesquisa, não traz o retorno esperado.
As palavras certas são o caminho por onde o seu cliente irá chegar até você.
Atenção ao Conteúdo
Mais do que oferecer quantidade na produção de conteúdo, esteja atento à qualidade desse conteúdo. Uma descrição clara e objetiva. Como já foi explicado, é aqui que as palavras-chave são importantes. Quando o consumidor faz uma busca no Google, por exemplo, se o conteúdo tiver relevância, o seu site será apresentado entre os primeiros resultados. Então, quando falamos em estar atento ao conteúdo, falamos na atenção que se deve ter desde o título, tags de HTML, até a URL. Quanto mais visitas seu site tiver, mais relevante ele é para os mecanismos de busca. Isso faz com que a sua empresa passe a ter uma autoridade sobre o seu segmento.
3. Ranqueamento
Seu site em primeiro lugar!
Esse slogan (e eu não estou fazendo propaganda) ilustra muito bem isso. Se preocupar com a posição onde um site aparece quando os mecanismos de busca procuram por palavra-chave é uma das preocupações que você deve ter. Quando o conteúdo de um site é compartilhado também melhora esse posicionamento. Então, se fizermos uma análise rápida podemos perceber que, para estar bem posicionado (ranqueado) nos mecanismos de busca, é preciso ter boas palavras-chave e conteúdo de relevância. O algoritmo usado nesses mecanismos avalia e pontuam todas essas informações e, dessa forma melhoram o seu posicionamento.
4. Mais que navegação – Ofereça uma ótima experiência ao seu cliente (user experience)
Outro fator de extrema importância para a criação de um site é quanto sua navegabilidade é amigável. A satisfação do seu cliente é um poderoso sentimento que gera fidelidade e mais visitas ao site.
Ao visitar um site e não encontrar o que procura, o público tende a não mais voltar para o site. Não é necessário ser um gênio do marketing para entender que isso é prejudicial para qualquer empresa. Por isso que, usando ferramentas como o “Google Analytics”, descobrimos quais páginas são mais visitadas e quais não tem tanta aceitação junto ao público. Esses dados são valorosos para que possamos corrigir detalhes e melhorar constantemente a navegação.
Hoje, na publicidade digital, o “user experience ou UX” além de se preocupar com a praticidade de um site, também considera as sensações que o cliente poderá ter ao usar os produtos anunciados. Para aprimorar um site, descubra qual é o perfil do seu consumidor e desenvolva um site onde esse público se identifique, navegue com simplicidade e encontre o que deseja. Essa experiência emocional é o que atrai o público e o faz voltar a entrar em seu site.
Site Responsivo
Com a popularidade dos celulares, o site, seguramente, tem sido acessado com mais freqüência por dispositivos moveis. Por essa razão é que você deve se preocupar se o seu site é responsivo para atender formatos distintos de dispositivos. As informações devem ser encontradas de forma simples e rápida independente da plataforma de acesso.
Um design que provoque emoções
Para que uma empresa consiga vender mais e com eficiência, seu site deve criar uma conexão afetiva com o público-alvo. Conseguimos fazer isso através de técnicas de design. Pessoas são emocionais. São guiadas por emoções, buscam prazer e realizações. Também desejam segurança e proteção. Por isso que criar emoções é criar vínculo entre clientes e negócios. Na construção do design de um site, as emoções fazem com que a decisão de comprar aumente significativamente. Quantas vezes já compramos algo movido por um impulso. Um site convergente deve causar um impulso positivo, gerar visitas e unir público a bons negócios.
5. Convergência
Estar nas mídias sociais é muito importante para qualquer empresa. Essa presença cria comunicação com as pessoas, forma um público interessado, que se identifica com sua marca. A identidade do público com sua marca é o fator emocional gerando atenção melhor e com qualidade. Ao se pensar na criação de um site devemos saber gerar essa atenção. O site de uma empresa deve ser o centralizador do público de todas as mídias sociais. E só conseguimos isso promovendo a interação das palavras-chave usadas com inteligência dentro de conteúdos relevantes, criando uma ligação emotiva, atingindo um bom ranqueamento e atraindo o público para a sua marca.
Agora que você está decidido a criar o seu site, entre em contato com os nossos consultores !